FÓRUM
ILUMINA ZO
O I Fórum Ilumina Zona Oeste, chegará em Santa Cruz. O evento contará com a participação de artistas, produtores culturais, empresas, moradores, lideranças sociais e de universidades. Na programação, gratuita, oficinas e debates para refletir e dar mais visibilidade às iniciativas que geram impactos positivos na na cultura e no desenvolvimento social da região.
O encontro é uma prévia da sexta edição do Festival Ilumina Zona Oeste, um dos maiores eventos culturais do Rio, em janeiro de 2023, e reunirá artistas de bairros da zona oeste carioca - e também de Itaguaí e Mangaratiba (Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba) que entram no circuito do projeto este ano - para fortalecer redes criativas e sociais nesses territórios.
O Fórum é presencial e tem uma programação variada, entre palestras, oficinas de agendas locais, apresentações de iniciativas de impacto social e apresentações culturais.
PROGRAMAÇÃO
COMPLETA
PAINEL 1
Indústrias, comunidades locais e sustentabilidade: um diálogo possível?
O debate é para discutir caminhos para o desenvolvimento da região do Distrito Industrial de Santa Cruz, um dos pólos econômicos mais importantes do Rio e que, ao mesmo tempo, tem a população com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.
HORÁRIO
9H00 ÀS 10H30
PAINEL 2
Políticas públicas e
de impacto social
na Zona Oeste
O painel ‘Cultura é a vida: Políticas Públicas e ASG’ provoca a reflexão sobre questões metropolitanas, urbanas, socioeconômicas, socioambientais, culturais e políticas relativas
à Região Metropolitana do Rio e aos municípios do entorno e as integrações com as agendas de AGS (em português para a sigla ESG) das empresas comprometidas na promoção da para qualidade de vida para a população local.
HORÁRIO
11H00 ÀS 12H30
PAINEL 3
Oeste sem fronteiras: como integrar a rede das culturas do Oeste Metropolitano?
O Ilumina Zona Oeste é uma plataforma de visibilidade e sustentabilidade para as culturas, as tecnologias sociais e as produções de conhecimento da zona oeste do Rio.
“A nossa proposta aqui é um exercício para ampliar o olhar para o Oeste Metropolitano e suas cidades, incluindo as banhadas pela Baía de Sepetiba. Entendemos que a Zona Oeste do Rio não pode ser pensada de modo bairrista e, sim, articulada com o desenvolvimento da Cidade Metropolitana do Rio”, destaca Luiza Serpa, do Instituto Phi, criadora do Ilumina Zona Oeste.
A proposta é pensar como aprimorar o Ilumina Zona Oeste para colaborar ainda mais no entendimento das demandas de cultura de todas as faixas sociais de quem vive na região oeste metropolitana.
HORÁRIO
14H00 ÀS 15H30
PAINEL 4
Festival Ilumina Zona Oeste - 6º edição: como cocriar o processo de curadoria?
O último painel é dedicado à curadoria e contará com Pablo Ramoz, que assina curadoria do projeto. O ‘‘Ilumina Zona Oeste 2023: curadoria em cocriação” tem como foco expandir o olhar da sua curadoria entre territórios, vozes e linguagens e contemplar a participação da maior diversidade possível em seu processo de criação, interlocução, produção e na programação do ano que vem.
HORÁRIO
16H00 ÀS 17H30
MINISTRADA POR
CASA FLUMINENSE
Oficinas de Agendas Locais
Oficina criada a partir do Guia para Agendas
Locais com foco informativo e didático, utilizando linguagem simples e extremamente rica para orientar movimentos sociais, grupos locais e lideranças na construção de agendas locais de diferentes bairros, territórios ou localidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
HORÁRIO
10H00 ÀS 11H00
MINISTRADA POR DG
DO COLETIVO R.U.A
Oficina de Breaking
O Breaking surge dentro de um cenário totalmente desfavorável para a época, violência, guerras entre gangues, pobreza e segregação racial são elementos que fazem brancos, latinos e negros moradores da periferia norte-americana a criar uma das expressões que levam o conhecimento da cultura Hip Hop em todas as partes do mundo. Hoje em dia, o Breaking foi incluído no programa esportivo da Olimpíada de Paris 2024. Nessa oficina, DG do Coletivo RUA. vai ministrar uma oficina de fundamentos e elementos primários que formam essa dança.
HORÁRIO
14H30 ÀS 15H30
SHOW DE SAX
Miguel Angelo Sax
Miguel Angelo Rocha Rogerio é conhecido como Miguel Angelo Sax. O saxofonista iniciou seus estudos na Escola de Música Villa Lobos. Se tornou um grande saxofonista e super prestigiado, conhecido atualmente como "Saxofonista das estrelas".
HORÁRIO
12:30 ÀS 14H00
BANCA MARGINOW
Roleta de Rimas
O fórum termina com a Banca Marginow, de Santa Cruz, iniciativa que reúne várias formas de expressão artísticas como Batalha de Rimas, Slam, música, dança e outros, trabalhando todas as vertentes da cultura Hip Hop, em um formato inovador. Os artistas são sorteados na hora para batalhar através de uma roleta e as melhores escolhidas pelo público.